Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Participação nos Programas Estratégicos do EB
Início do conteúdo da página

Participação nos Programas Estratégicos do EB

Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 14h08 | Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 19h19 | Acessos: 1735

A DME encontra-se alinhada com os principais processos, atividades e eventos que ocorrem durante o ciclo de vida dos Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) atinentes ao material de engenharia.

Com destaque para as atividades de obtenção, operação e manutenção de material de engenharia, participa de iniciativas estratégicas, visando aperfeiçoar o apoio de meios de engenharia na atuação da Força Terrestre em Operações no Amplo Espectro e nas Vocações Prioritárias para Emprego, conforme a Concepção Estratégica do Exército.

No contexto do Portfólio Estratégico do Exército o material de engenharia permeia os Subportfólios Defesa da Sociedade e Geração de Força. No que se refere ao primeiro, estão o SISFRON, o PROTEGER e o GUARANI. Quanto ao seguinte, figuram a Amazônia Protegida e o Sentinela da Pátria.

No Programa Estratégico do Exército Sistema de Engenharia (PENSE), qualificado como Gerador de Força,  a DME faz parte do Projeto Obtenção de Material de Engenharia. Tal Projeto visa  atender às necessidades operacionais do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx) e contribuir com o desenvolvimento sustentável e a paz social.

Associado a isso, há o Programa Estratégico do Exército Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), outro vetor de Geração de Força,  que engloba o material de engenharia por intermédio do Projeto Material de Engenharia de Combate, contribuindo para a prontidão da Força Terrestre.

E, por fim, no Programa Calha Norte, a DME colabora para a melhoria da infraestrutura logística instalada nas Organizações Militares da região Amazônica, principalmente nos Pelotões Especiais de Fronteira.

Fim do conteúdo da página